sábado, 16 de fevereiro de 2013

Técnicas y habilidades para los 3 momentos de la lectura



• Atividades para o momento da pré-leitura



Iniciar a tarefa de leitura deixando que os alunos
visualizem somente o título da história em quadrinhos a ser utilizada nessa etapa.
A seguir, estimular os alunos a inferirem sobre a
história, ativando o conhecimento prévio deles a partir do
título da mesma.

Algumas questões podem ser levantadas pelo professor, contudo,
deve-se evitar conduzir as hipóteses dos alunos sobre o texto.

Feito isso, apresentar o restante dos quadrinhos, sem
o conteúdo da fala da personagem, e deixar que os alunos
façam novas inferências sobre o quê pode tratar a história.
Então deverão criar a fala da personagem e compartilhar
entre si o texto criado.
Finalizando esta etapa, apresentar a história em
quadrinhos com a fala original do personagem.
Deixar que os alunos façam a leitura silenciosa da
história, seguida pela leitura audível. Nesse momento, novos
questionamentos poderão ser realizados pelo professor,
visando intermediar na compreensão da história como um
todo e propiciar uma ponte entre essa história e o poema de
Carlos Drumond Andrade. Exemplos:
Sobre o que trata o texto? O que poderia representar essa pedra? 
Qual a idéia que o autor procurou transmitir com essa história? Por que
será que a personagem diz: “se eu tivesse talento faria um
belo poema”? O professor poderá falar brevemente sobre
figuras de linguagem e intertextualidade.

180 Akrópolis, Umuarama, v.12, nº.3, jul./set., 2004



• Atividades para durante a leitura


Apresentar o poema

No meio do caminho e fazer a leitura compartilhada do texto, com ritmo e harmonia. 


No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.


(Reunião. 10ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1980 p.12) 




A seguir, levantar algumas questões relacionadas ao
texto. Exemplos: Que tipo de texto é esse? Do que ele trata?
As palavras nele contidas sugerem um sentido denotativo ou
conotativo? Por que podem acontecer nesse texto algumas
diferenciações quanto à norma culta, como a repetição de
palavras ou a utilização do verbo ter no sentido de haver? O
que seria para o eu lírico essa pedra no meio do caminho?
Quais são as pedras que vocês, enquanto jovens, podem
encontrar em seu caminho dentro e fora da escola? Que
postura devemos adotar diante das pedras que aparecem em
nosso caminho?



O professor, como mediador, deverá favorecer que os
próprios alunos infiram no texto e exteriorizem suas diferentes
leituras quanto ao conteúdo lido. Um único texto oferece
diferentes possibilidades de leitura, assim como vários textos
podem oferecer a mesma leitura. Isso acontecerá segundo
o conhecimento de mundo de cada leitor e é isto que torna
tão rico o trabalho aqui proposto. Poderão surgir debates
sobre assuntos polêmicos como gravidez indesejada, drogas,
rejeição, paixão e outros. O educador deverá estar preparado
para interagir junto a seus alunos, aproveitando as diferentes
interpretações dadas ao texto. Deve ainda valorizar todos
os pontos de vista apresentados, porém sempre primando
pela melhoria das relações dos alunos entre si e com as
demais pessoas de seus convívios. Nessa parte do trabalho,
o professor poderá ainda levar reportagens para que os
alunos compreendam a necessidade de tratar vários assuntos
polêmicos abertamente, como forma de evitar determinados
erros de conduta que podem até mesmo encaminhar para a
morte.






• Atividades para o momento da pós-leitura


Propor aos alunos uma ação, ou melhor, uma atuação
que traduza o conteúdo debatido ou estudado. Cada equipe
deverá produzir algo como uma esquete, um teatro, cartazes,
desenhos, slogans e outros. Nesse ponto, será possível ao
professor detectar até onde sua proposta de leitura terá sido
construtiva.






Estrategias que pueden ayudar con la lectura.

Asociarlas según las fases de (1) prelectura, (2) durante la lectura, y (3) la poslectura.



1. Leer el tema o título del pasaje.

2. Leer a las ilustraciones y fotografías que figuran en los textos.

3. Lectura de la primera frase de cada párrafo en los textos.

4. Preguntarse cómo los textos propuestos están relacionados con lo que ya se conoce.

5. Tratar de pensar en la razón por la que se está leyendo el texto.

6. Preguntarse y tratar de entender cuál es el propósito del texto que el escritor transmite?

7. Cambiar las predicciones ligeramente a fin de que la mejor comprensión.

8. Vincular con el conocimiento previo o del mundo de la lectura para la mejor comprensión de los textos.

9. Comprobar las predicciones sobre el texto durante la lectura.

10. Practicar las habilidades y estrategias que se han usado durante la lectura para leer en el futuro.

11. Aplicar los conocimientos de los textos que son leídos en sus actividades linguísticas diarias com la L2.

12. Omitir las palabras de las que no se conoce el significado en los textos y seguir leyendo.

13. Dividir las oraciones en unidades más pequeñas, frases y palabras individuales para la comprensión del pasaje.

14. Leer varias veces en voz alta o en silencio y tratar de entender cada palabra que ayudará a captar las ideas de los textos.

15. Tomar notas y subrayar las palabras y las ideas importantes.

16. Intentar traducir el pasaje leído a la L1.

17. Conocer las partes de la palabra para razonar el sentido de los textos. Por ejemplo:  posguerra → pos (después) + guerra.

18. Crearse preguntas antes de leer los textos.

19. Leer la conclusión antes de leer los textos.

20. Volver a leer algunas partes de los textos de los que no se está seguro.

21. Escribir el resumen del texto.

22. Usar skimming and scanning para extraer las ideas principales y las pertinentes.

23. Usar la estructura interna del vocabulario y la estructura de la oración para ayudar a comprender los textos.

24. Leer el pasaje y tratar de hacer predicciones acerca del contenido de los siguientes pasajes.

25. Predecir lo que va a suceder acto seguido.

26. Recurrir tanto a un diccionario bilingüe como a uno de la L2 cuando no se conocen las palabras.

27. Averiguar las palabras desconocidas a partir de las pistas en el texto para mejorar la comprensión.

28. Escribir las palabras y frases nuevas en un repositorio tarjetas de vocabulario.


29. Hablar con amigos, compañeros de clase y maestros acerca de lo que son sus pensamientos.

30. Darse una recompensa.

31. Cuando no comprendemos la lectura del texto, decidirse a no rendirse y a seguir leyendo.

32. Dibujar un mapa de árbol o mapa de burbujas para ayudar a organizar la información.

33. Usar lo que se ha aprendido para facilitar las habilidades en la L2.

34. Agrupar las palabras o frases según sus tipos.

35. Asociar las palabras leídas con los propios conocimientos plurilingües cuando no se conocen las palabras de la L2.

36. Dejar de escuchar la música para disminuir la ansiedad con vistas a una mejor comprensión productiva cuando se tiene alguna dificultad en la comprensión.

37. Cooperar con buenos lectores y no con lectores de menos éxito cuando no se comprende el texto completamente.

38. Confirmar lo que se ha leído con amigos, compañeros de clase y profesores.

39. Tener en cuenta la fecha en que se va a volver a leer el texto después de la primera lectura.




Texto adaptado de [DOC] 

Intensive Reading & Extensive Reading

el.mdu.edu.tw/datacos/.../Intensive%20Reading.d... 

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