terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Os processos básicos de leitura nas aulas de L2


Meu:



1. A leitura como processo: conceções de "leitura

A leitura é um processo linguístico secundário, primeiro ouvimos logo falamos e para começar a ler se “relaciona lo escrito (ortografía) con unos sonidos (fonética)". Mas não é apenas uma atividade de recetiva, senão por vezes uma atividade ativa e complexa (Scipioni: 1990)


1.1 Processo cognitivo. No caso dos adultos entram muitas estratégias inconscientes, e a multicompetência linguística está a ganhar consideração teórica e prática.

1.2 Diálogo interno com um emissor ausente.


Segundo Garcia Hernández: 1990, a “característica de compendio {dos conteúdos trabalhados, da leitura}… puede contribuir a globalizar las enseñanzas aprendidas, iniciar en otras posteriores””



2. Usos da leitura: O instrumento didático

Existem básicamente duas modalidades de leitura – similares aos dois tipos de uso da língua em contexto escolar de L.E.: comunicativo vs. formal -:


Leitura extensiva. Aquela, global, autónoma, sem intervenção didático-lgtca dirigida, sem um objetivo lingüístico a priori, leitura “livre” a qual em todo o caso irá dirigida à formação cultural enteira da pessoa, como um qualquer leitor nativo da L2 que lê. Leitura mais emparentada com as “comunicative tasks”. A leitura como atividade real, facto privado.


Leitura intensiva. Aquela, parcial, fragmentária, com uma finalidade determinada. É dirigida a atividades de aprendizagem orientadas, como as “form-focused tasks”, o indivíduo como aprendente mensurável e graduável. A leitura com uma finalidade ou como método didático.


Jogo; preencher grelhas; procurar uma informação; encontrar as respostas de uma conversa; medir a velocidade;...

La motivazione iniziale è ... um pre-requisito indispensabile (Scipioni: 1990)


Brown (1989) distingue modalidades de leitura na sala de aula:


 A. Oral

 B. Silenciosa
                        I. Intensiva (O texto é um fim em si próprio)
                             a. linguística
                             b. de conteúdos

                       II. Extensiva (O texto é um meio para um fim)
                             a. skimming
                             b. scanning
                             c. global

I. para praticar habilidades ou estratégias específicas.

II. maneja grandes quantidades de informação. Envolve dois tipos, a leitura por prazer e a leitura profissional, esta por sua vez, pode dirigir-se a explorar (scanning) detalhes chave ou a espumar (skimming) o significado essencial.

A leitura extensiva e a intensiva podem e devem simultanear, assim como o scanning e o skimming no mesma leitura do texto.



3. Distribuição temporal de atividades:

Os processos básicos de leitura nas aulas de L2

Atividades de pré-leitura
Inferências. Vocabulário em contexto.

Atividades  durante a leitura
Scannig. Skimming. Reconehcimentos. Perguntas de compreensão. Preenchimentos.


Atividades de pós-leitura:
Associações. Construção de vocabulário. Esquemas. Transcodificação. Paráfrase. Confrontar textos. Funções comunicativas.


Etapa: Pre-leitura Etapa: Leitura Etapa: Releitura
1. Determinação do objetivo 4. Analisar segundo o propósito 7. Reflexão-inferências
2. Exploração prévia do texto 5. Ser leitor assíduo 8. Processo de releer
3. Planificação 6. Relacionar informação.
-Elaborar perguntas.
9. Lembrar-valorar a informação


Bibliografica:
http://fis.ucalgary.ca/Brian/611/readingtype.html
González MC. 2006: Expresión oral y escrita. Medellín: Udea.

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