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1. A leitura como processo: conceções de "leitura
A leitura é um processo linguístico secundário, primeiro ouvimos logo falamos e para começar a ler se “relaciona lo escrito (ortografía) con unos sonidos (fonética)". Mas não é apenas uma atividade de recetiva, senão por vezes uma atividade ativa e complexa (Scipioni: 1990)
1.1 Processo cognitivo. No caso dos adultos entram muitas estratégias inconscientes, e a multicompetência linguística está a ganhar consideração teórica e prática.
1.2 Diálogo interno com um emissor ausente.
Segundo Garcia Hernández: 1990, a “característica de compendio {dos conteúdos trabalhados, da leitura}… puede contribuir a globalizar las enseñanzas aprendidas, iniciar en otras posteriores””
1. A leitura como processo: conceções de "leitura
A leitura é um processo linguístico secundário, primeiro ouvimos logo falamos e para começar a ler se “relaciona lo escrito (ortografía) con unos sonidos (fonética)". Mas não é apenas uma atividade de recetiva, senão por vezes uma atividade ativa e complexa (Scipioni: 1990)
1.1 Processo cognitivo. No caso dos adultos entram muitas estratégias inconscientes, e a multicompetência linguística está a ganhar consideração teórica e prática.
1.2 Diálogo interno com um emissor ausente.
Segundo Garcia Hernández: 1990, a “característica de compendio {dos conteúdos trabalhados, da leitura}… puede contribuir a globalizar las enseñanzas aprendidas, iniciar en otras posteriores””
2. Usos da leitura: O instrumento didático
Existem básicamente duas modalidades de leitura – similares aos dois tipos de uso da língua em contexto escolar de L.E.: comunicativo vs. formal -:
Leitura extensiva. Aquela, global, autónoma, sem intervenção didático-lgtca dirigida, sem um objetivo lingüístico a priori, leitura “livre” a qual em todo o caso irá dirigida à formação cultural enteira da pessoa, como um qualquer leitor nativo da L2 que lê. Leitura mais emparentada com as “comunicative tasks”. A leitura como atividade real, facto privado.
Leitura intensiva. Aquela, parcial, fragmentária, com uma finalidade determinada. É dirigida a atividades de aprendizagem orientadas, como as “form-focused tasks”, o indivíduo como aprendente mensurável e graduável. A leitura com uma finalidade ou como método didático.
Jogo; preencher grelhas; procurar uma informação; encontrar as respostas de uma conversa; medir a velocidade;...
La motivazione iniziale è ... um pre-requisito indispensabile (Scipioni: 1990)
Brown (1989) distingue modalidades de leitura na sala de aula:
A. Oral
B. Silenciosa:
I. Intensiva (O texto é um fim em si próprio)
a. linguística
b. de conteúdos
a. linguística
b. de conteúdos
II. Extensiva (O texto é um meio para um fim)
a. skimming
b. scanning
c. global
I. para praticar habilidades ou estratégias específicas.
II. maneja grandes quantidades de informação. Envolve dois tipos, a leitura por prazer e a leitura profissional, esta por sua vez, pode dirigir-se a explorar (scanning) detalhes chave ou a espumar (skimming) o significado essencial.
A leitura extensiva e a intensiva podem e devem simultanear, assim como o scanning e o skimming no mesma leitura do texto.
A leitura extensiva e a intensiva podem e devem simultanear, assim como o scanning e o skimming no mesma leitura do texto.
3. Distribuição temporal de atividades:
Os processos básicos de leitura nas aulas de L2
Atividades de pré-leitura
Atividades de pré-leitura
Inferências. Vocabulário em contexto.
Atividades durante a leitura
Scannig. Skimming. Reconehcimentos. Perguntas de compreensão. Preenchimentos.
Scannig. Skimming. Reconehcimentos. Perguntas de compreensão. Preenchimentos.
Atividades de pós-leitura:
Associações. Construção de vocabulário. Esquemas. Transcodificação. Paráfrase. Confrontar textos. Funções comunicativas.Etapa: Pre-leitura | Etapa: Leitura | Etapa: Releitura |
1. Determinação do objetivo | 4. Analisar segundo o propósito | 7. Reflexão-inferências |
2. Exploração prévia do texto | 5. Ser leitor assíduo | 8. Processo de releer |
3. Planificação | 6. Relacionar informação. -Elaborar perguntas. | 9. Lembrar-valorar a informação |
Bibliografica:
http://fis.ucalgary.ca/Brian/611/readingtype.html
González MC. 2006: Expresión oral y escrita. Medellín: Udea.
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